O menu pode ser acessado na tela principal do PDV Serviço, [F8] Anular.


Figura 1 - Menu para Anular


Anular tickets

Para anular, o ticket:

Não pode estar entregue.

A emissão do ticket deve ter sido feita dentro do intervalo definido na configuração de loja em Administração / Loja (Configuração).


Informe o número do ticket, orçamento, ordem de serviço ou etiqueta e clique em [F3] Pesquisar. Caso o ticket seja outro, informe ou use os botões [ALT + A] Anterior ou [ALT + X] Próximo para encontrar. Do lado direito será exibido os dados do ticket como número, cliente, etc.



Figura 2 - Opções para pesquisar e dados do ticket


Abaixo dessas informações ficam as peças e serviços do ticket. E por último os dados de pagamento, taxas, desconto, etc.


Figura 3 - Informações do Ticket


Para anular, selecione uma justificativa e cliquem em [F10] Confirmar.


Devolução do pagamento por anulação

Para tickets pagos com saldo de cliente, dará somente a opção de estornar o Gerar Saldo. Mesmo que tenha sido pago parte com saldo e parte com outra forma de pagamento, também dará somente a opção Gerar Saldo.


Figura 4 - Opções para estornar


Para tickets pagos com outras formas de pagamento o sistema irá dar as opções para Gerar Saldo, Devolver Valor ou Alterar Forma de Pagamento.



Figura 5 - Opções para estornar


Abaixo detalhamos melhor pra que serve cada opção:

Gerar saldo: gera um saldo para o cliente onde ele pode usar pra fazer outros tickets.

Devolver valor: retira do caixa os valores de cada forma de pagamento usada no pagamento do ticket. Exemplo: se foi pago um ticket parte em dinheiro e parte no cartão master, será abatido do caixa o dinheiro e o valor no cartão master.

Trocar forma de pagamento: antes de fazer a devolução, pode-se trocar a forma de pagamento se for necessário. Ao clicar nessa opção abrirá a tela para selecionar a forma de pagamento (Figura 6). Essa opção serve para caso seja necessário trocar a forma. Exemplo: foi feito o pagamento em cartão, mas invés de fazer o estorno do cartão, vai ser devolvido em dinheiro.


Figura 6 - Troca de forma de pagamento antes de fazer a devolução


Se selecionar “uma forma de pagamento” que não tem em caixa para restituir o valor ao cliente, ou selecionar para devolver na  “forma de pagamento original” e também não tiver valor em caixa nesta forma, o sistema dará um alerta. Exemplo: Selecionei forma original que é cheque e meu caixa de hoje não tem nada em cheque. Selecionei a forma de pagamento DINHEIRO e meu caixa de hoje não tem nada em dinheiro.



Figura 7 - Mensagem de valor insuficiente no caixa


Veja mais:

Cadastro de justificativas

Configuração para tempo de anulação de tickets

Configuração para justificativas diversos

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