A tela de pagamento pode ser acionada através dos seguintes processos:

Emissão de ticket com recepção de peças avulsas, quilos, kit, venda ou consumo de pacote: será aberto após a escolha de peças, serviços e prazos.

Pagamento de clientes faturados.

Emissão de orçamento.

Finalização de orçamento (com aprovação).

Entregar.

Finalizar delivery (com aprovação).

Visualizar Ticket


Observação

Nos pagamentos após a emissão - nas telas de Pagamento de clientes fautrados, Entregar ou Visualizar ticket - sempre deve ser feito o pagamento total, ou seja, o cliente OBRIGATORIAMENTE tem que pagar 100% do valor, referente aos tickets marcados, não existe a possibilidade de ficar valor pendente.




Utilização de taxas adicionais

A utilização das Taxas Adicionais é feita na tela de Pagamento de um Ticket. Só é permitida uma Taxa Adicional por Ticket.


1 - Emitir um Ticket: Selecionar um Cliente 🡪 “[F5] Receber” à

2 - Tela de Receber Peças: Lance todas as Peças/Serviços do Cliente 🡪 “[F10] Confirmar“

3 - Tela de Definir Prazos e Entregas: Selecione a Data de Entrega desse Ticket e se será ou não um Delivery  🡪 “[F10] Confirmar”

4 - Tela de Pagamento: No Quadro “Taxa Adicional”, escolha qual Taxa Adicional será utilizada nesse Ticket e conclua o Lançamento do Ticket com Informações de Pagamento/Descontos/Convênios.  🡪 “[F10] Confirmar”


O Ticket será lançado de acordo com todas as Informações escolhidas nos 4 passos anteriores.


Para cadastrar novas Taxas deve ser feito o cadastro no Módulo Administrativo. Veja em Administrativo / PDV / Taxas Adicionais.


Observação

As taxas adicionais não ficam disponíveis nos processos de pagamento pós-emissão pois não é possível aumentar o valor de um ticket após a sua emissão.


Utilização de desconto padrão

O desconto padrão deve ser definido no cadastro do cliente preenchendo o campo Desc. Padrão com o valor do desconto em percentual. A manutenção desse campo pode ser feita através do cadastro do cliente no módulo Administrativo ou no módulo PDV Serviço como vemos abaixo:


Figura 1 - Detalhe do campo para desconto padrão no cadastro de clientes no PDV Serviço


Após receber as peças e serviços e definir os prazos, na tela de pagamento o desconto dado com Desconto padrão já será calculado.


Figura 2 - Valor calculado de desconto padrão 



O desconto padrão só pode ser utilizado na emissão do ticket.


Caso na configuração de empresas estiver marcado na configuração PDV/Geral/Permite desconto simultâneo (promoção, desc .padrão cliente, desc. convênio e desc. manual), é permitido usar o desconto padrão e outro desconto. Do contrário, não será permitido usar o desconto padrão + outro desconto como por exemplo desconto manual ou convênio. Abaixo temos uma situação - configuração de empresa desmarcada - onde o cliente já tem desconto padrão e foi tentado aplicar um desconto por convênio.


Figura 3 - Mensagem explicando que não pode conceder outro tipo de desconto ao ticket


Utilização de desconto por convênio

O Convênio pode ser definido diretamente no cadastro de cliente selecionando no campo convênio. A manutenção desse convênio pode ser feita através do cadastro de clientes no módulo Administrtivo ou no PDV Serviço.


Figura 4 - Convênio selecionado no cadsatro de clientes no PDV Serviço


Estando o convênio selecionado no cadastro do cliente, na finalização do ticket (tela de pagamento) o convênio já estará selecionado.


Figura 5 - Desconto calculado sobre o convênio


O desconto por convênio só pode ser utilizado na emissão do ticket.


Caso na configuração de empresas estiver marcado na configuração PDV/Geral/Permite desconto simultâneo (promoção, desc .padrão cliente, desc. convênio e desc. manual), é permitido usar o desconto por convênio e outro desconto. Do contrário, não será permitido usar o desconto ppor convênio + outro desconto como por exemplo desconto manual ou padrão. Caso contrário o sistema não permitirá dar outro tipo de desconto junto ao convênio.


Figura 6 - Mensagem explicando que não pode conceder outro tipo de desconto ao ticket


Para utilizar outro convênio, basta selecionar outro da lista - o sistema pedirá uma confirmação antes de executar a alteração. Para usar outro tipo de desconto¹, pode-se remover o convênio. Localize na lista e clique no Sem Convênio. Os valores de desconto serão recalculados após as mudanças.






¹ É possível usar o Convênio e outro tipo de desconto desde que na configuração de empresas estiver marcado na configuração PDV/Geral/Permite desconto simultâneo (promoção, desc .padrão cliente, desc. convênio e desc. manual).


Utilização de desconto manual

O desconto manual pode ser feita informando o valor em moeda ou em percentual. Ao informar um dos dois o sistema irá fazer o cálculo do outro. Após informar os valores, clique em [F11] Aplicar. Se necessário a autorização de outro colaborador para liberar o desconto, clique em Autorizar - será aberto uma caixa de diálogo para informar as credenciais do colaborador. Para remover o desconto manual, clique em Remover.


Figura 7 - Desconto manual


Para remover o desconto manual, selecione o desconto manual na lista de descontos e clique em Remover.


Observações

É possível usar o desconto manual e outro tipo de desconto desde que na configuração de empresas estiver marcado na configuração PDV/Geral/Permite desconto simultâneo (promoção, desc .padrão cliente, desc. convênio e desc. manual).


O limite de percentual máximo em que é possível aplicar desconto manual é definido no perfil de acesso do colaborador.


Utilização de saldo

O saldo pode ser adquirido fazendo um depósito de saldo de clientes ou no estorno de anulação de ticket.


Se o cliente possui saldo, ao realizar a recepção de um ticket, na tela de pagamento, a opção [F9] Resgatar. Sobre o botão fica o valor de saldo de cliente que será utilizado nessa compra. Para remover o pagamento usando o saldo clique em Remover Saldo.


Figura 8 - Baixa de Saldo


O saldo pode ser usado para pagar totalmente o ticket. Caso o valor não seja suficiente, além do saldo pode-se escolher outra forma de pagamento.


Taxas adicionais


Todas as taxas adicionais ativas aparecem desde que na configuração empresa tenha sido marcada em PDV/Geral a opção Possui Taxa Adicional. As taxas são cadastradas no módulo Administrativo no menu PDV/Taxas adicionais.


Selecione a taxa adicional. Para trocar, selecione outra. Para remover, cliquem sem taxa.


Figura 9 - Taxas adicionais


Emissão de ticket com entrega

Na emissão de tickets com entrega é possível já selecionar a data de Delivery/Entrega2. Por padrão, o sistema irá deixar selecionado como Retira Loja. Clique em [ALT + E ] Entrega. Será aberto uma subtela para selecionar a data. Em seguida, preencha o campo Número OS se utilizado pela loja.



Na finalização da emissão do ticket/pagamento será criado também uma entrega para esse ticket.


2 Para fazer esse procedimento é necessário que os dados de endereço do cliente - CEP, Endereço, número, complemento (se houver), bairro, cidade e UF - devem estar completos. 


Para vincular um colaborador para a entrega, faça o procedimento através do menu [CTRL + W] Integração/ Organizar Delivery.


Veja mais:

Cadastro de taxas adicionais

Cadastros de convênios

Cadastro de taxas adicionais

Configuração de empresas

Configuração de lojas

Deposito de saldo de clientes

Entregar

Finalizar Delivery

Finalizar Orçamento

Organizar Delivery

Pagamentos Faturados

Perfis de acesso

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